Fundadores

 
in memoriam

Manuel Bidarra, de seu nome completo Manuel José Bidarra de Almeida, foi um dos sócios fundadores da Multinova. Após a sua reforma do Grupo Lisnave, dedicou-se a tempo inteiro a este projecto livreiro, tendo exercido as funções de Administrador Delegado até 30 de Março de 2010, data em que pediu a renúncia por motivos de saúde. Nasceu a 27 de Dezembro de 1930 e deixou-nos no dia 14 de Setembro de 2010.

Manuel Bidarra manteve, ao longo da sua vida, uma estreita ligação ao mundo editorial, livreiro e cultural. No início da década de 60 constituiu, em sociedade, a Livraria S. Pedro, Editora, tendo empreendido, logo após, um outro projecto livreiro que deu origem à Multinova, em Maio de 1970.

Manuel Bidarra foi um homem de causas, um lutador entusiasta e uma pessoa de uma imensa afabilidade e sentido de integridade. Como cidadão escreveu inúmeros artigos, promoveu conferências e travou as batalhas que considerava justas, fiel aos seus princípios fundamentais e sentido de verdade.

Como editor e empreendedor, Manuel Bidarra foi a alma do projecto livreiro e cultural da Multinova. Fruto do seu trabalho, dedicação e entusiasmo, dezenas de obras tiveram a nossa chancela editorial e foram estabelecidas parcerias com vários distribuidores e editores, nacionais e estrangeiros. Foi sua a iniciativa da Festa do Livro Cristão, em colaboração com a Universidade Católica, bem como de outros eventos culturais, todos eles como veículo de promoção do livro e da leitura.

A Manuel Bidarra, a nossa sincera homenagem e a certeza de que continuará a viver no coração e na memória daqueles que tiveram o privilégio de com ele se relacionar.